Com o objetivo de oferecer aos alunos uma ferramenta auxiliar de estudos, principalmente para os vestibulares, o professor de Física do Colégio Rodin, de Indaiatuba (SP), Marcelo Boaro, criou um canal no Youtube com videoaulas gratuitas.

 

Disponíveis desde outubro de 2013, as aulas on-line produzidas pelo docente surgiram a partir da necessidade de ampliar o aprendizado em sala de aula. “Sempre achei que o tempo de sala de aula era muito curto para discutir em detalhes tudo o que os alunos precisariam para alcançar o sucesso nos vestibulares”, conta Boaro.

 

Inicialmente, o canal trazia dicas para as segundas fases dos vestibulares de 2013/2014. Depois, com o sucesso do trabalho, o canal foi alimentado com conteúdo complementar à disciplina de Física, questões específicas da área sobre o ENEM e, atualmente, também conta com novos conteúdos sobre Mecânica. “Logo percebi que o alcance dos vídeos seria muito maior do que, apenas, com o meu público direto. Notei que uma grande parcela de alunos que estudavam sozinhos também estava utilizando o material. A partir daí, comecei a me preocupar bastante com eles e a produzir conteúdo para todos”.

 

Ainda que a iniciativa seja um método alternativo de estudos, de acordo com o professor, muitos estudantes têm utilizado estas videoaulas para revisar e aprofundar o conteúdo de sala de aula. “Também usam como método de estudo invertido: primeiro assistem aos vídeos, aprendendo na teoria, para depois executar na prática, em sala de aula”, comenta.

 

Com a visão de que esta ferramenta seja cada vez mais utilizada pelos educadores, Boaro dá dicas aos profissionais que pretendem adotar a iniciativa. “Para apresentar um material de qualidade, é necessário ter um local adequado para gravar, possuir equipamentos razoáveis, além de software específico. Meu conselho aos docentes é: Grave! E, depois, melhore e aprimore! O investimento alto em equipamentos pode surgir depois, pois nem todos se adaptam bem à rotina das gravações. É algo que exige bastante de nós”.

 

Segundo o professor, a expectativa para seu canal no Youtube é disponibilizar todo o conteúdo do Ensino Médio e Pré-Vestibular, resolução de exercícios, experimentos de Física e, ainda, criar em seu site (www.fisicaparavestibulares.com.br) um espaço para simulados nacionais on-line e um curso de aprofundamento, sempre gratuito e disponível a todos.

 

Resultados

Com seu público direto, os resultados têm sido cada vez melhores. “Já notei que, neste início de ano, o rendimento dos meus alunos foi muito bom. Ao final de cada aula, sugiro que assistam a determinados vídeos de teoria e que façam alguns exercícios. Tendo dúvidas, que entrem no canal e vejam, lá, a resolução de vários exercícios sobre o assunto”.

Além deles, Boaro também conta os resultados alcançados pelo público externo. “Recebi vários depoimentos de agradecimento de pessoas que conquistaram aprovação em várias faculdades ou universidades públicas, tendo como material de estudo de Física os meus vídeos. Estou muito feliz e satisfeito por isto”, comemora.