Nem bem acaba um vestibular e, na semana seguinte, já tem outro e mais outro…. Exaustivo, não é? Pois esta é a realidade de muitos estudantes, que enfrentarão uma verdadeira maratona de provas, de olho em uma das disputadas vagas nas principais faculdades e universidades do país.

A primeira fase dos vestibulares mais concorridos já acontece nos próximos dias. A prova da UNESP será aplicada no dia 15/11; a da UNICAMP, uma semana depois, no dia 22/11 e, em seguida, no dia 29/11, ocorre o exame da FUVEST.

Pensando nesse desafio, que exerce forte pressão sobre os futuros universitários, reunimos dicas de professores do Colégio Rodin para os últimos preparativos antes das provas.

O professor de Biologia Thiago Dini reforça a importância de se fazer uma refeição balanceada no dia da prova, evitando alimentos gordurosos. “Prefira alimentos que contêm carboidratos integrais, que o deixarão com mais energia e disposição para responder as questões. Além disto, hidrate-se bem, com água e sucos naturais”, recomenda, frisando, ainda, a importância do descanso na noite que antecede o exame. “Deixe as baladas para depois das aprovações!”, adverte.

Leandro Oliveira, professor de Literatura, chama a atenção para a importância da elaboração de um cronograma de tarefas, o que evita estresse desnecessário no dia do teste, como, por exemplo, chegar atrasado ou esquecer um item exigido. “Quem vai prestar mais de um vestibular precisa montar um cronograma pessoal, contendo os dias das provas, locais, horários, materiais que deve levar, assim como documentos que precisa apresentar no dia”, frisa.

Tranquilidade, foco e segurança são as dicas do professor Giórgio Bataielo, de Geografia e Atualidades. “Chegou a hora mais esperada pelos estudantes, que se prepararam durante o ano todo. Então, agora, é preciso manter a calma e prestar bastante atenção em cada questão, para evitar os famosos chutes”.O professor Anderson Santos, de Química, sugere resolver, antes de tudo, as questões que o candidato domina, para despois encarar as mais difíceis. “Faça o seu melhor! Mas esteja sempre atento ao tempo, para não correr o risco de deixar perguntas em branco e perder pontuação”, diz.

Ele destaca, igualmente, que a véspera das provas é um momento para relaxar e esfriar um pouco a cabeça, diminuindo o ritmo de estudos, mas sem perder o foco. Assistir a um bom filme ou passear são opções para conter a ansiedade. 

Veja, também, o que NÃO fazer no dia do vestibular:

– Consultas a qualquer material didático;

– Uso ou porte de telefone celular, fone de ouvido, relógio digital ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos e/ou similares;

– Comunicar-se com outros candidatos;

– Ficar saindo da sala de aula;

– Espiar a prova do vizinho.

O Colégio Rodin está localizado na Rua Padre Anchieta, 484, Jardim Pau Preto, em Indaiatuba. Mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3392-6008, site: www.colegiorodin.com.br ou Facebook: www.facebook.com/colegiorodin.